O suicidio entre os policias está a aumentar??Não admira.
Pois todos os profissionais das forças de segurança têm sido desrespeitados ao longo de décadas,e isso quer queiam quer não,acabam por desgastar psicologicamente todos os profissionais das forças de segurança !
E infelizmente ,eles são desrespeitados e desconsiderados não só pela classe política mas também pelos portugueses em geral. São vistos como os "maus da fita" da sociedade...são eles que quando os condutores cometem infracções passam as multas,são eles que nas manifestações tem a árdua e dificil tarefa de manter a ordem ,são eles que muitas vezes são obrigados a usar a força quando ja não tem mais nenhuma forma de actuarem,pois as pessoas não aceitam resolver o problemas de forma pacifica enfim!!!
As pessoas olham para eles com alguma desconfiança e algumas dessas mesmas pessoas sentem mesmo raiva e ódio por eles,são mal remunerados,passam noites e fins de semana longe das respectivas familias,e muitas vezes ainda têm que prolongar turnos para irem horas interminaveis para tribunais com pessoas que detiveram nos respectivos turnos de serviço!
Mas desde cedo,a propria sociedade incute o medo pela policia:as crianças são treinadas desde pequenas para os odiar: "se não comeres a sopa, chamo o polícia" ou então aquela que mais me irrita e enerva: "porta-te bem senão o senhor guarda leva-te preso". Sem duvida alguma que Portugal deveria ter melhores políticos, mas também ,decididamente deveria ter melhores portugueses e uma sociedade mais culta,mais informada e civilizada!!!
A cada policia que se suicida, seria bom que o MAI toma-se medidas adequadas e acertadas e pensasse em maneiras ou formas para acabar com essa situação ,que infelizmente neste momento cada vez se agrava mais...e ainda mais crucial,era tentarem descobrir as razões que levam os homens das forças de segurança a terminarem com a própria vida nas esquadras e com as armas de serviço,será que eles mesmo ao matrem-se não estarão a querer deixar uma mensagem a quem cá fica??pensem bem...!!.
Como em todas as profissões existem bons e maus profissionais, contudo nas forças de segurança em geral a população acredita que eles são todos maus e todos corruptos.
Mas por uma minoria menos correcta e profissional,não poderemos e nem deveremos julgar o "todo" ,ou melhor dizendo a instituição em si,pois a instituição em si possui nas suas fileiras grandes profissionais que honram e dignificam a policia portuguesa!!
Ser policia hoje em dia poderá ser uma forma de entrar no mercado de trabalho, ha pessoas que vão para a policia porque acham que e mais rapido e mais simples,mas esquecem-se que ser policia não é somente usar uma farda ,tem que o ser no verdadeiro sentido da palavra ,caso contrario,nunca será um bom profissional das forças de segurança ,será mais uma pessoa frustrada,infeliz consigo mesmo e com o mundo ,mais uma potencial vitima de depressão e um sério candidato ao suicidio se não tiver mais nenhum tipo de suporte para o apoiar.
Tal como ,como os policias que ficam a trabalhar longe das localidades deles ,afastados da familia e dos amigos, se eles não conseguem ter a capacidade de adaptação a novos meios e pessoas e um bom apoio por parte dos colegas e superiores ,facilmente entram numa crise depressiva ,que quando não detectada a tempo ,pode terminar da pior forma ,com o suicidio!
A todos os policias um grande bem haja, por estarem sempre presentes quando são precisos e por tudo de bom que fazem por esta sociedade que muitas das vezes nem mereciam a vossa ajuda ,pois nem vos respeitam e so se lembram dos policias quando deles precisam...ai ,eles de "maus da fita" passam a herois em segundos...é a hipocrisia que vai reinando infelizmente na nossa sociedade!